4/04/2017

CRIAÇÃO LITERÁRIA | Nilson Oliveira






LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

A partir do dia 17 de abril | Inscrições: fcp@gmail.com

CASA DAS ARTES | Belém (PA)
Tel. 91 4006-2900 | das 8h às 18h
_________________________________.

Módulo 1 | A ideia da Escrita | 17 a 24/04
Módulo 2 | Viver Juntos | 22 a 26/05
Módulo 3 | O livro porvir | 05 a 09/06
Horários das 16 às 19h

Org. Nilson Oliveira.

«Laboratório de Criação Literária»

● A experiência

Em que consiste uma experiência de criação literária? LER, OUVIR, VIVER A INTENSIDADE DO TEXTO LITERÁRIO. Espreitar a superfície lisa do imperceptível. Povoar o branco, semear afetos. Perceber as cintilações da prosa e a ideia da poesia, e vice versa. Exumar silêncios, noites. Ver, experimentar, criar situações possíveis para a escrita que vem.
.

● A dinâmica

O Laboratório terá três módulos, entre abril e Junho, com 5 encontros por módulo, 03 horas para cada encontro. Entre os módulos 1 e 2 haverá um tempo intermediário destinado a receber e analisar a produção dos participantes: 07 dias, 03 horas por dia.

O terceiro módulo compreende a edição dos cadernos produzido pelos participantes. A composição dos cadernos será realizada durante o módulo. A impressão (o trabalho gráfico) fica sob reponsabilidade da Casa da Linguagem, em convergência com as possibilidades.
.

● Os módulos

I. A IDEIA DA ESCRITA: pensar a ideia da escrita (escrever)– seus mecanismos e processos – a partir do livro ESCREVER, de Marguerite Duras. | 17 a 21 de abril de 2017.

II. VIVER JUNTOS: exercício de crítica e criação: ciclo de
leituras, conversações, análise dos textos criados pelos
participantes durante o processo da oficina. | 22 a 26 de maio.

III. O LIVRO PORVIR: composição, elaboração, edição (passo a passo) do livro gestado, a partir dos textos dos envolvidos, no processo da oficina. | 05 a 09 de junho
.

● OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

A escrita torna-nos selvagens. Regressamos a uma selvajaria de antes da vida. E reconhecemo-la sempre, é a das florestas, tão velha como o tempo. Não podemos escrever sem a força do corpo. É preciso sermos mais fortes que nós para abordar a escrita, é preciso ser-se mais forte do que aquilo que se escreve. É uma coisa estranha, sim. Não é apenas a escrita, o escrito, são os gritos dos animais da noite, os de todos, os vossos e os meus, os dos cães. (Marguerite Duras)
.

I. A IDEIA DA ESCRITA
A escrita em Marguerite Duras
.
# O módulo é baseado no livro Escrever (1993) de Marguerite Duras (1914 – 1996). Consiste em, através da leitura do livro, pensar sobre a ideia da Escrita em Duras, com atenção ao seu processo de criação, analisando situações, modos, forma. A partir de um mergulho nesse universo do escritural, meditar sobre como é possível escrever hoje.

# O módulo encerra com a sugestão, a partir da experiência do curso, de um exercício escritural (para todos os participantes). Os textos serão a base do segundo módulo.
.

II. VIVER JUNTOS
Exercício de crítica e criação
.
Um módulo centrado na produção da própria oficina, a partir dos textos desenvolvidos pelos participantes. Os textos serão lidos, examinados e avaliados durante os encontros.
.

III. O LIVRO PORVIR
A ideia do livro
.
# O módulo acontecerá em dois momentos: teórico e pratico.

# Teórico: explanação sobre a ideia do livro em Blanchot e
Mallarmé, objetivando pensar o sentido do livro, o livro
literário, o livro porvir.

# Prático: trata-se de uma experiência de edição coletiva que atravessa todos os processos de composição e edição, a partir dos textos dos participantes, fazendo da montagem do livro uma experiência de pensar juntos.


• • •

Nilson Oliveira (Belém-PA). Escritor e editor da revista Polichinello. Autor dos livros: “A Outra Morte de Haroldo Maranhão” (Premio IAP de Literatura de 2006); “Apenas Blanchot” (Pazulin, 2009); “A Literatura e os Possíveis da Escrita Literária” (Lumme, 2010); “Nietzsche/Deleuze: Natureza/Cultura” (Lumme, 2011)





Nenhum comentário:

Postar um comentário