4/29/2015

BRUNA PIANTINO | BISCUIT























Biscuit – obra de nove por seis – é o quarto e mais novo livro da escritora mineira Bruna Piantino. Na obra, composta por 30 poemas, a autora aborda a forma como a natureza humana se relaciona com a natureza em geral e como tudo se transforma a partir de estímulos exercidos. Biscuit, do francês antigo bescuit, que deriva do latim bis + coctus e quer dizer dupla cocção, é guiado pelo I Ching, o clássico da mutação.

Biscuit ancora-se na luminosidade de acontecimentos corriqueiros, sem renunciar à riqueza de detalhes imagéticos, característica, aliás, inerente à literatura de Bruna Piantino. Compreender a interdependência dos homens entre si, com a sociedade e com a natureza é compreender a teia da vida. Sob influência das relações de causalidade, Bruna nos convida a mergulhar na encruzilhada das possibilidades da narração e da existência. Nessa dimensão lúdica e lúcida, cabe ao leitor interpretar as figuras que se interligam e desentranhar delas as aventuras e desventuras, tão familiares quanto enigmáticas.

Atraente ‘tour de force’ de uma autora inquieta, sempre em busca de novas formas e narrativas, parte do livro percorre o caminho instigante do desafio métrico nove por seis, com estrofes compostas de nove versos, dos quais seis têm sete sílabas e três têm três, sendo eles o segundo, o quinto e o oitavo. Outra relação numerológica para o subtítulo do livro centra-se nas duas formas representativas do I Ching: traço pleno ou partido [– e - -]. O traço contínuo é ímpar: contém três em um e, ao se desdobrar no trigrama, atinge nove; o traço descontínuo é par: contém dois terços do anterior e desdobrado igualmente por triplicação, chega ao número seis.

Editado também no sistema Braille, Biscuit será disponibilizado em bibliotecas públicas, entidades voltadas para deficientes visuais e comercializado em livrarias. Além da clara intenção de vir a ser uma oferta literária para deficientes visuais, esse fato parece suscitar outra reflexão: em tempos de ruptura e dispersão, deixamos de ver o essencial? Habilidosa, Bruna Piantino nos brinda com exatamente o contrário.

***



SOBRE A AUTORA

Bruna Piantino é autora dos livros de poesia Breus e Bastão e do livro infantojuvenil O siri e a sombrinha. Realizadora dos vídeos 448 e Ming Jai. Produtora do longa-metragem Trésor e dos curta-metragens Cocamado, Que Coso, Bastão e Moths.


BIBLIOGRAFIA INDIVIDUAL 

"breus" [1a. ed. Belo Horizonte: Anome Livros, 2004] 
Bastão [1a. ed. Belo Horizonte: Boca de Lobo Editora, 2007] 
O siri e a sombrinha [1a. ed. Belo Horizonte: Edição de Autor, 2011]


BIBLIOGRAFIA COLETIVA 

O Achamento de Portugal [1a. ed. Belo Horizonte: Anome Livros, 2005] 
Portuguesia – Contraantologia Vol. 1 [1a. ed. Belo Horizonte: Anome Livros, 2009]




INFORMAÇÕES TÉCNICAS

BISCUIT – OBRA DE NOVE POR SEIS – 
Bruna Piantino
Edição de Autor
Belo Horizonte 2015
Editado e impresso em litografia ofsete e sistema braille


SINOPSE

Biscuit [do lat. bis + coctus] aborda relações interespecíficas entre natureza humana e natureza em geral, reveladas pelo I-ching, o clássico da mutação. Duas formas representativas são a base do livro chinês da sabedoria: traço pleno ou partido [– e - -]. O traço contínuo é ímpar: contém três em um, o traço descontínuo é par: contém dois terços do anterior; desdobrados igualmente por triplicação no trigrama, obtemos respectivamente os números nove e seis. Editado nas versões litografia ofsete e sistema braille.